Situado em Massarelos, numa área classificada como Zona Histórica do Porto—Património Mundial da Unesco—as habitações sugerem um estilo de vida único.
Perfeitamente enquadrado na envolvente natural e histórica do lugar, orientado a sul, o conjunto residencial Monchique surge sobre a margem do rio Douro.
Fundindo-se na malha urbana dominada pelo rio, Monchique ergue-se num complexo de três edifícios comunicantes em torno da chaminé da antiga refinaria de açúcar—o símbolo formal do empreendimento—representando um diálogo permanente entre passado e futuro, reconhecido pelo seu grande valor patrimonial.
Explorando a disposição do terreno, os edifícios desenvolvem-se em função de uma maior transparência nas direções que acompanham o movimento do sol, gerando vãos amplos e áreas exteriores orientadas para o rio Douro.
Ocupando uma área de 4970 m², inscrita entre a Rua da Restauração e a Rua de Monchique, distingue-se pelo caráter singular de cada uma das dezassete habitações.
Arquitetura
O Projeto de Arquitetura tem a assinatura de Vítor Carvalho AraújoVítor Carvalho Araújo é um arquiteto da arquitetura contemporânea em Portugal. Formado na Escola Superior de Belas Artes do Porto (atualmente FAUP - Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto), tem desenvolvido uma carreira entre a prática profissional e o ensino, sempre com uma forte preocupação com a sustentabilidade, o contexto local e o impacto ambiental.
Projetos Em Comercialização